Programada para 3 e 4 de dezembro, a reunião prestará especial homenagem ao 27º aniversário do primeiro encontro entre os líderes revolucionários Fidel Castro (1926-2016) e Hugo Chávez (1954-2013), que em 13 de dezembro de 1994 em Havana se abraçaram em um abraço que abriria o caminho para um futuro de unidade e cooperação.
Em declarações ao Prensa Latina, o coordenador nacional do movimento de amizade entre os dois países, Yhonny García Calles, disse que o principal objetivo do evento é fortalecer o trabalho organizacional para consolidar a solidariedade e o apoio à ilha.
A denúncia do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba, uma política cruel e genocida que também é aplicada contra a Venezuela como parte da estratégia de mudança de regime, também ocupará um lugar central na agenda, sublinhou o ativista.
Entre as atividades confirmadas, o embaixador cubano em Caracas, Dagoberto Rodríguez, fará o discurso de abertura Venezuela e Cuba unidas em face da agressão imperial.
O evento também abordará o papel da mídia e das redes sociais como ferramentas a serviço dos interesses hegemônicos de Washington para a agressão contra os povos da América Latina e do mundo, disse García Calles.
Acrescentou que a reunião contará com a presença de diretores do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, com o objetivo de fortalecer os laços de fraternidade e conceber novas ações para defender o processo revolucionário na ilha. oda/wup/bm