O Vice-Presidente Setorial de Planejamento, Ricardo Menéndez, explicou que a estratégia conjunta também prevê a implementação de ações para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com os quais o Estado venezuelano tem um grande compromisso.
O Plan de la Patria inclui uma série de programas de governo e leis sociais e econômicas para consolidar o desenvolvimento da nação em meio ao bloqueio dos Estados Unidos e seus aliados.
Menéndez afirmou: “Estamos priorizando questões relacionadas ao desenvolvimento, à articulação profunda do país e dos direitos humanos; temas que se pretendia vexar e que os venezuelanos jamais renunciarão”.
Sobre a agenda de trabalho comum durante a pandemia de Covid-19, ele destacou que a cooperação em questões de saúde foi fortalecida e propôs a criação de um banco de insumos: tecnológico, alimentar, saúde, em diferentes componentes da ONU para garantir que todos os países tenham acesso no pós-pandemia.
Por sua vez, o Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas na Venezuela, Gianluca Rampolla, agradeceu aos vice-presidentes setoriais pela organização do encontro, que considerou fundamental para estabelecer o quadro de cooperação estratégica entre a organização e a Venezuela de 2023 a 2026.
Já o Vice-Chanceler para Assuntos Multilaterais, Rubén Molina, destacou que o Governo Bolivariano dentro da diplomacia da paz e do respeito promove uma agenda de desenvolvimento com o Sistema da ONU, essencial para o mundo com ou sem pandemia.
msm/ycv/cm