Criado em 2009 pela Assembleia da Federação Latino-Americana de Odontologia, o objetivo deste dia é estimular a conscientização dos profissionais de Cuba, da região e do mundo na prevenção e diagnóstico precoce de lesões pré-cancerosas e câncer bucal.
Da Faculdade de Estomatologia da Avenida de Carlos III, em Havana, uma das oito instituições mais antigas do gênero na América Latina, as novas gerações de estudantes e profissionais recordarão o trabalho deste cientista cubano, que refletiu repetidamente sobre a necessidade de auto-exame da cavidade oral.
“Estamos diante do espelho e observamos se há alguma destas alterações em nossa boca: uma mancha branca ou vermelha, uma ulceração, ou um nódulo. Se for detectado, vá imediatamente a um especialista”, insistiu ele.
A estomatologia foi uma das disciplinas mais afetadas durante a pandemia de Covid-19 devido a sua exposição direta ao vírus SARS-Cov-2, tanto para o paciente quanto para o especialista. Muitos de seus profissionais e estudantes de graduação foram para apoiar os esforços de controle de doenças.
Agora, no retorno à sala de aula e frente aos conjuntos odontológicos, eles priorizam tratamentos que tiveram uma pausa e oferecem cuidados a mulheres grávidas, deficientes e idosos, entre outros.
Eles também estão concentrando sua atenção no desenvolvimento profissional e estão atualmente participando do 10º Simpósio sobre saúde oral e do 9º workshop sobre câncer oral, que está sendo realizado virtualmente por três semanas em dezembro.
De acordo com o Anuário Estatístico de Saúde, a incidência de câncer de lábios, cavidade oral e faringe em Cuba é maior nos homens do que nas mulheres.
O câncer de boca é uma doença que pode ser detectada com uma análise de rotina, mas os especialistas recomendam reduzir e/ou eliminar o consumo de tabaco e/ou álcool para sua prevenção.
Eles também recomendam o uso de mecanismos para prevenir a transmissão do vírus do papiloma humano, principalmente através do contato sexual, e para manter um bom nível de higiene oral e um ótimo estado da dentição.
jha/alb/vmc