Em um artigo de opinião no The New York Times, o acadêmico avalia o trabalho dos membros do Conselho e conclui que eles não só se recusam a ajudar o país a resolver seus problemas, mas estão trabalhando ativamente para levar os EUA a essa posição.
Entre outras questões que os Vermelhos estão pressionando é o iminente fim do Roe v. Wade, que protege o direito das mulheres ao aborto e ameaça se tornar um assunto de peso nas eleições de meio de mandato de 2022 e nas eleições gerais de 2024.
Ele também estimou que o governo dos EUA estava prestes a fechar este fim de semana, algo salvo no dia anterior por um acordo de última hora que evitou essa crise, mas outra crise, advertiu ele, está a algumas semanas de distância.
Espera-se que o governo alcance seu teto de endividamento em meados deste mês, e o não aumento do teto causaria estragos não apenas na governança, mas na reputação financeira do país, disse Krugman.
Tanto o financiamento contínuo do governo quanto o aumento do limite da dívida estão sujeitos a obstrução, e muitos senadores republicanos não apoiarão nenhum deles a menos que os democratas satisfaçam suas exigências, algo que o acadêmico acredita ter caracterizado esse partido nos últimos anos.
E o que é que deixa os republicanos tão animados que estão dispostos a colocar em risco tanto o funcionamento de nosso governo quanto a estabilidade financeira do país, perguntou ele.
Digam o que disserem, eles não estão assumindo uma posição de princípio – ou pelo menos, não com base em nenhum outro princípio que não seja a proposta de que mesmo os democratas devidamente eleitos não têm o direito legítimo de governar, disse ele.
Criar crises orçamentárias cada vez que um democrata senta na Casa Branca se tornou, disse ele, o procedimento operacional padrão dos republicanos.
Krugman emitiu duras críticas ao partido, especialmente por suas posições que tentam “bloquear qualquer resposta efetiva a uma doença mortal”, no caso do Covid-19.
Ele culpou o grupo por se envolver em “sabotagem direta” para prejudicar os planos democratas de combate à pandemia. Mas, ele enfatizou, tentar fechar o governo para bloquear as vacinas parece um exagero, mesmo para os cínicos endurecidos.
Espero que o resto de nós não tenhamos perdido a capacidade de ficarmos devidamente aterrorizados com este espetáculo, observou Krugman.
mem/lb/vmc