O regresso do resto do grupo já foi coordenado em conjunto com as autoridades deste país e a companhia aérea, de acordo com uma nota publicada na página Facebook da Embaixada de Cuba na Rússia.
Ele especificou que o cônsul está em contato permanente com o pessoal de controle de fronteira daquele terminal aéreo, onde trocou informações com os nacionais detidos e especificou detalhes para seu retorno ao país.
A publicação destaca que apesar da existência de um Acordo de Visto Livre entre as duas nações, os cidadãos cubanos em questão não atendem aos requisitos estabelecidos pelas autoridades de imigração russas para entrar em seu território como turistas.
O Consulado de Cuba na Rússia recomendou que, ao planejar uma viagem a este país, sejam verificados os requisitos atuais para a entrada na Rússia.
Indicou que esta informação pode ser consultada com a companhia aérea, o Departamento Consular do Ministério das Relações Exteriores da Rússia ou com o Consulado Geral da Federação Russa em Havana.
Ele alertou sobre a possibilidade da ocorrência de mudanças nos requisitos devido à pandemia Covid-19 que atinge todos os países.
mem / mml / ls