Damasco, 7 dez (Prensa Latina) Aviões israelenses atacaram hoje o porto comercial da cidade de Latakia, localizada a 334 quilômetros a noroeste da capital, na costa mediterrânea da Síria.
Em nota divulgada pela agência oficial SANA, o Ministério da Defesa informou que por volta de 01h23 (hora local), vários mísseis israelenses vindos do mar atingiram o pátio de contêineres do porto de Latakia.
De acordo com o governador de Latakia, Amer Ismail Hilal, os bombeiros conseguiram extinguir os incêndios causados nos contêineres pela ação, lembrando que as perdas foram limitadas aos materiais.
Imagens postadas nas redes sociais mostraram mercadoria queimada, refutando as alegações de Israel de bombardear contêineres com armas destinadas aos aliados do exército sírio.
De acordo com analistas, é a primeira vez que Israel bombardeia instalações comerciais vitais na Síria e em um local localizado a apenas seis quilômetros da base russa de Hemeimem, na mesma província de Latakia. Israel realizou cerca de 40 ataques este ano contra posições em território sírio; o anterior foi em 24 de novembro contra várias posições na província síria de Homs, causando a morte de duas pessoas e ferimentos a outras oito.
O Governo sírio condenou essas ações e deplorou o silêncio das Nações Unidas perante elas, bem como ratificou o direito legítimo de defender a integridade e a soberania do território nacional por todos os meios legítimos.
Além disso, denunciou que esses ataques fazem parte do apoio direto oferecido a grupos terroristas, em particular o Daesh ou o Estado Islâmico, para desestabilizar mais uma vez as áreas já libertadas.
oda / fm / hb