Em uma declaração, a Unidade de Busca de Pessoas Desaparecidas, a Comissão da Verdade e a Jurisdição Especial pela Paz advertiram que nem a organização étnico-territorial nem o país tiveram qualquer notícia sobre seu paradeiro por quase duas semanas.
É por isso que as três entidades que compõem o Sistema Integral para a Paz estão pedindo que a vida e a integridade dos dois líderes, e de todos aqueles que trabalham para a construção da paz territorial, sejam respeitadas.
Eles detalharam que o Sistema tem estado presente no edifício Buenaventura com líderes sociais, vítimas e autoridades locais uma rota comum para evitar desaparecimentos forçados e acompanhar as vítimas.
Neste sentido, a situação de incerteza quanto ao paradeiro de Abencio e Edinson afeta fortemente os esforços iniciados com o Pacto de Busca de Pessoas Desaparecidas assinado naquela cidade em 13 de abril e o chamado para fazer de Buenaventura um território de paz, eles enfatizaram.
Acrescentaram que o Mecanismo Unificado de Monitoramento de Riscos do Sistema Integral para a Paz, em 30 de novembro, emitiu um alerta em 100 municípios do país, incluindo Buenaventura, devido a desaparecimentos forçados, assassinatos e confinamentos.
“O Sistema Integral pede às autoridades correspondentes que tomem medidas para garantir a não repetição desses eventos”, enfatizou.
mem/otf/bm