Começamos o plano de vacinação com uma meta de cerca de 26,5 milhões de crianças, disse o vice-ministro da Saúde Dante Saksono Harbuwono, na inauguração do programa na escola primária pública East Cempaka Putih 3 em Jacarta.
Numa primeira fase, será implementado nas províncias e cidades onde a cobertura da primeira dose chega a 70 por cento e a imunização entre os idosos é de 60 por cento, acrescentou.
Harbuwono explicou que as crianças receberão as doses do imunógeno Sinovac, por conta da autorização de uso emergencial (EUA) da Agência Nacional de Controle de Alimentos e Medicamentos (BPOM).
Antes de serem vacinados, os beneficiários terão que se submeter a um exame de saúde padrão e a administração entre a primeira e a segunda dose da Sinovac terá um intervalo de 28 dias, acrescentou.
O vice-ministro explicou que foram preparadas mais de seis milhões de doses para que este programa seja aplicado até ao final deste ano.
De acordo com o Ministério da Saúde, há cerca de oito milhões de crianças de 115 cidades e distritos em 19 províncias que podem ser vacinadas.
acl / lvp / hb