Em declarações ao jornal russo Argumentos e Fatos publicadas na quinta-feira, o funcionário disse que a comunidade de inteligência em Washington e países da UE estão procurando alguém para substituí-lo como figura de proa, porque, em sua opinião, a popularidade do blogueiro está em constante declínio.
“É fácil ver que a operação com o blogueiro no papel de vítima sagrada falhou. A população russa se mostrou muito mais prudente e criteriosa do que os estrategistas políticos ocidentais estão acostumados a pensar arrogantemente”, enfatizou Narishkin.
Navalny está cumprindo uma pena de prisão por defraudar a cadeia de cosméticos francesa Yves Rocher Vostok, de acordo com a agência de notícias Sputnik.
Ele também tem outros processos judiciais pendentes, incluindo um por apropriação indevida de doações recebidas por sua organização FBK do exterior.
O blogueiro da oposição ganhou destaque na Rússia a partir de 2013 por seu blog anticorrupção, porém, anos depois, foi preso por cometer a mesma ofensa.
rgh/mml/vmc