O Ministro do Turismo de Cuba, Juan Carlos García, no discurso de abertura agradeceu aos participantes e organizadores do evento pela oportunidade de desenvolver o evento e mostrar tudo o que a nação caribenha faz para avançar na transformação rumo a um destino mais inclusivo.
A maior das Antilhas quer ser reconhecida não só pela segurança, cultura e beleza das suas paisagens e praias, mas por outros atributos como a acessibilidade, afirmou ele.
Ele reafirmou a vontade política do país de promover as ações necessárias para este fim e assinalou que, embora este propósito exija investimentos, o que é fundamental é o treinamento, para tornar a experiência turística verdadeiramente inclusiva e agradável.
“Temos a certeza que este evento será uma excelente oportunidade de intercâmbio de boas práticas em turismo acessível a nível internacional e um passo sólido para garantir a fruição de todos independentemente das capacidades e condições das pessoas”.
O Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, enviou uma vídeo-saudação aos usuários, prestadores de serviços, chefes de órgãos públicos participantes e universidades, ressaltando a importância do encontro.
Todos devemos poder usufruir do lazer sem limitações, considerou, e lembrou que no mundo há um bilhão de pessoas com deficiência, por isso o tema deve ser o centro do debate em cada encontro de negócios, pois além de uma questão de direitos humanos, está vinculada a um mercado importante.
Pololikashvili valorizou a IV Cúpula como uma plataforma ideal para discutir os desafios da acessibilidade, principalmente na América Latina, onde o turismo tem experimentado um crescimento.
Em especial, felicitou Cuba por seus esforços no setor do turismo e especialmente nesta área, os quais mostram que o tema faz parte da agenda política do país.
No ano que vem nos veremos na ilha, garantiu o secretário-geral da OMT.
A IV Cúpula começou ontem com uma sessão de trabalho privada, na qual representantes de entidades e responsáveis pelo turismo na área ibero-americana moldaram o que será a declaração do encontro.
mem / kmg / fav