Mais de um ano após o seu início, a fábrica da Kaheel Agricultura Angola vai inaugurar uma nova linha de montagem destinada principalmente à agricultura familiar, disse ao Jornal de Angola o diretor-geral da entidade, Farogh Iqbal Ahmad.
A fábrica foi inaugurada em outubro de 2020 pelo presidente da República, João Lourenço, com base nos investimentos acordados com o Sheik Ahmed Dalmook Al Maktoum, membro da família real dos Emirados Árabes Unidos, destacou a publicação.
Para o próximo ano, acrescenta o relatório, está prevista também a abertura de uma linha de produção de pesticidas e fertilizantes no Polo de Desenvolvimento Industrial de Viana, no ZEE, com um investimento global de cerca de 50 milhões de dólares.
Até ao momento, a fábrica já montou mais de 700 tratores de grande porte e reportou a venda de cerca de 300 para os territórios de Luanda, Bengo, Huambo, Bié, Cuanza Sur, Cuanza Norte e Benguela, disse o diretor-geral.
Assim como os tratores grandes, os pequenos serão da marca americana Massey Fergusson, explica o engenheiro.
Conforme anunciou, o preço dos pequenos tratores “será atraente”, para que possam ser adquiridos principalmente por pessoas que se dedicam à agricultura familiar.
Os tratores maiores, os modelos MF385, MF375, MF360 e MF240, têm atualmente valores de vendas de 26 a 14 milhões de kwanzas ($ 43.000 a $ 23.000).
acl / mjm / fav