Os governos de Caracas e Minsk assinaram cinco acordos em áreas de interesse estratégico na véspera, ao final da VIII Reunião da Comissão Mista de Alto Nível realizada em três intensos dias de trabalho.
Durante a assinatura de acordos sobre segurança cidadã, indústria, mineração, transporte, habitação, alimentação, agricultura e petroquímica, o presidente venezuelano Nicolás Maduro destacou o fortalecimento das relações entre os dois países, baseadas no benefício mútuo e no desenvolvimento compartilhado.
Do Palácio de Miraflores (sede do Executivo), o chefe de estado afirmou que os novos acordos traçam um roteiro para a construção de projetos conjuntos e a consolidação da economia real.
Nesse sentido, um dos documentos aborda a questão do transporte aéreo entre as duas nações, que permitirá a Belarus se conectar com a América do Sul e o Caribe, enquanto a Venezuela “se conecta com o mundo para transportar turistas e fortalecer a economia real”.
Maduro destacou que a nação sul-americana deve buscar a abertura dos mercados internacionais para aumentar a produtividade das joint ventures, destacando o salto qualitativo e quantitativo vivido pelo país em questões econômicas ao longo de 2021.
Nesse sentido, o presidente participou esta semana da 14ª edição da Feira Internacional de Turismo da Venezuela, ocasião em que convidou empresários nacionais e estrangeiros a aproveitarem o potencial do país nessa área para investir no desenvolvimento da indústria do lazer.
Maduro indicou que a promoção da atividade turística nacional e a recepção de visitantes internacionais constituem as variantes fundamentais com as quais o Governo Bolivariano trabalha para promover o crescimento do setor, em consonância com o objetivo de um novo modelo econômico sustentável.
A este respeito, o chefe de estado exortou a Associação de Hotéis Cinco Estrelas da Venezuela a trabalhar na construção de novas instalações para responder ao eventual aumento de turistas da Europa, China, Rússia, Índia, Irão, Estados Unidos e Turquia, entre outros países emissores.
O Fitven 2021 será concluído neste sábado no estado costeiro de La Guaira, onde estarão presentes autoridades, empresários e representantes da indústria do turismo, companhias aéreas, operadoras de turismo e prestadores de serviços de 16 países.
msm / wup / fav