Segundo relata o Liceu Mozartiano, o encontro realizado no Oratório San Felipe Neri termina com a execução de Santiago, que evocará as notas de três sonatas para piano, que seguem um calendário de apresentações marcado pela confluência de intérpretes novatos e experientes do Nação caribenha.
Durante a nomeação, iniciada no dia 16 de dezembro, o Maestro Ulises Hernández, a Orquestra do Liceu de Havana e o diretor José A. Méndez Padrón ofereceram a oportunidade de ouvir o concerto nº 0 para piano e orquestra da ilha, de Beethoven aos 14 anos.
Do mesmo modo, Marita Rodríguez combinou juventude e experiência na estreia de seis das canções galesas, enquanto Art-Trío interpretava Arquiduque, uma das composições para este tipo de formação, menos conhecida em espaços cubanos.
Com um ano de atraso devido ao impacto do Covid-19, o Festival de Beethoven percorreu o repertório do icônico artista e saldou uma dívida pendente, já que 2020 foi declarado o Ano Beethoven, dois séculos e meio após seu nascimento.
“Nesta ocasião, a obra do genial compositor alemão alia experiência e juventude à presença de novos músicos”, detalha o comunicado, que também destaca a atuação de Lianne Vega, que abriu o encontro com as sonatas nº 8 Op. 13 Dó menor, No. 12 Op. 26 Lab maior e No. 18, Op. 31 No. 3 Eb Maior.
mem / lbl / ls