A mostra itinerante reúne 22 peças estampadas em tecido leve, em preto e branco e com rostos femininos, realizadas por voluntárias entre 14 e 25 anos, do Programa Creando, em conjunto com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Iniciativa Spotligth.
As gravuras, que visualizam as mulheres em um momento culminante, surgiram de oficinas artísticas, da troca de experiências e conhecimentos entre professoras e participantes e demonstraram o papel da arte na concretização de ideias e no processamento de emoções.
O programa desta exposição itinerante começou há um mês em Intibucá, no oeste do país centro-americano, depois continuou pelas cidades do norte de Chamelecón e Choloma, Plaza Los Dolores de Tegucigalpa e em Santa Rosa de Copán.
A Mujeres en las Artes é uma associação civil constituída em 1995 com o objetivo de promover ações educativas e especializada no desenvolvimento de estratégias e políticas, em conjunto com outras instituições e iniciativas individuais, de sensibilização para o papel ativo da mulher no desenvolvimento Social.
O grupo projeta a criação, gestão e pesquisa e favorece a abertura de cenários alternativos no campo do estudo, formação e intercâmbio a partir de propostas como a Plataforma de Ação Artística Solidária, o espaço público Pense Cidade e Educe pela Arte.
mem / dgh / sc