A cultura popular floresce em tempos de revolução, sublinhou o embaixador à Prensa Latina num contexto de festa, após a inscrição na semana passada da veneração e culto de San Juan Bautista na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, na sessão do Comitê Intergovernamental responsável pelo assunto, que se encerrou no sábado.
Valero lembrou que com esta incorporação, são oito realizadas pelo governo de seu país no âmbito da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de 2003, entre eles os Demônios de Corpus Christi, a Parranda de San Pedro de Guarenas e Guatire, o Carnaval de Callao e a Salvaguarda da Tradição da Palma Abençoada.
O conceituado intelectual, autor de quase trinta livros, reconheceu os incentivos espirituais e materiais para o desenvolvimento da personalidade da nação sul-americana, com base na vontade política de promover a educação gratuita em todos os níveis.
Da mesma forma, destacou a aprovação na Assembleia Nacional de uma lei nacional para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e a recente certificação oficial do Recorde do Guinness para o Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela, agrupando 12 mil músicos que atuaram. Marcha eslava do compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky.
jf / wmr / ls