Está acompanhado pelos responsáveis pela pastas da Segurança Pública, General To Lam; da Defesa, General Phan Van Giang; e de Relações Exteriores; Bui Thanh Son, bem como o vice-primeiro-ministro Le Van Thanh.
Essa que é a primeira visita de um dignitário estrangeiro ao Camboja nos últimos dois anos, Xuan Phuc deve se encontrar com o rei Norodom Sihamoni; o primeiro-ministro, Hun Sen; o presidente do Senado, Say Chhum; e o chefe da Assembleia Nacional, Heng Samrin.
Também comparecerá à inauguração do novo prédio do Parlamento, construído com a ajuda do Vietnã, e colocará uma coroa de flores em frente à estátua do falecido Rei Norodom Sihanouk, considerado o Pai da Nação por ter sido o arquiteto da independência do Camboja do Domínio francês.
A visita de Xuan Phuc dá início a uma série de atividades para comemorar o 55º aniversário das relações diplomáticas bilaterais em 2022 e o Ano da Amizade entre os dois países.
Vizinhas na península da Indochina, as duas nações compartilham uma fronteira de mais de 1.200 quilômetros e antigos laços históricos e culturais, lutas comuns pela independência e estreitos laços comerciais, econômicos e de cooperação.
De janeiro a novembro, as trocas comerciais bidirecionais ultrapassaram US$ 8,6 bilhões, mas os dois governos planejam aumentá-las para US$ 10 bilhões no futuro imediato.
oda/asg/cm