Ao confirmar a viagem do Ministro da Europa e Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, o Ministério das Relações Exteriores e Culto destacou que o chanceler tico (expressão que denota pessoas nascidas na Costa Rica), Rodolfo Solano, e o visitante também vão falar sobre o acesso às vacinas contra a Covid -19, o sistema de saúde, projetos de turismo e cooperação internacional.
A atuação da Agência Francesa de Desenvolvimento na Costa Rica e na educação, assim como o Sistema de Integração Centro-americano, os direitos humanos, a democracia, as migrações e as relações da União Europeia com a região centro-americana também aparecem entre os temas a serem discutidos por ambos chanceleres.
O Ministério das Relações Exteriores tico antecipa que na agenda de questões multilaterais vão se debruçar sobre os desafios da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), a Conferência sobre a biodiversidade, ambiente e alterações climáticas liderada pela França, e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Da mesma forma, continua a preparação da Cúpula One Ocean Summit, a ser realizada em Brest, França, em fevereiro de 2022.
Sobre a sua permanência neste país, a fonte de informação especifica que Le Drian fará uma visita de cortesia ao Presidente Carlos Alvarado, na qual se discutirá a cooperação no âmbito da Aliança para o Multilateralismo.
Também indica os desafios ambientais, em particular os objetivos de expansão da Coalizão de Alta Ambição pela Natureza e Pessoas, que visa preservar 30% da superfície terrestre e do mar até 2030, uma iniciativa liderada pela Costa Rica e pela França, além do para o Reino Unido para os mares.
msm/ale /cm