24 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Biden e sua ligação com Trump quando se trata de Cuba

biden-e-sua-ligacao-com-trump-quando-se-trata-de-cuba

Biden e sua ligação com Trump quando se trata de Cuba

Washington, 23 Dez (Prensa Latina) O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ratificou que em relação a Cuba sua linha é, até hoje, semelhante à de seu antecessor republicano Donald Trump.

Pelo menos é a evidência mais recente da Casa Branca anunciando na terça-feira sua recusa em fornecer assistência não humanitária ou não relacionada ao comércio durante o ano fiscal de 2022 (outubro de 2021 a setembro de 2022).

Tampouco permitirá empréstimos internacionais para a ilha nessas áreas porque, segundo os padrões de Washington, o país caribenho não faz “o suficiente para combater o tráfico de pessoas”.

A mídia replicou a notícia como se essas restrições fossem uma novidade, mas o povo cubano sofre há seis décadas um estrito bloqueio econômico, comercial e financeiro que durante este tempo os mesmos governos democrata e republicano aplicaram indistintamente na Casa Branca.

Agora, em um memorando dirigido ao secretário de Estado, Antony Blinken, Biden expressou determinação “com respeito aos esforços de governos estrangeiros em relação ao tráfico de pessoas”, acusação que as autoridades de Havana qualificam de caluniosa e que, em vista, apenas atiçar o fogo da hostilidade contra a ilha.

O memorando, que decorre da inclusão de Cuba no Nível 3 do Relatório do Departamento de Estado sobre o Tráfico de Pessoas em 1º de julho, dá continuidade a uma decisão de Trump, disse à Prensa Latina uma fonte diplomática.

Por mandato da Lei de Proteção às Vítimas do Tráfico Humano de 2000, devem ser impostas restrições que podem incluir proibições de concessão de ajuda financeira, exceto aquelas relacionadas a questões humanitárias ou comerciais.

Além disso, impede a concessão de fundos para programas de intercâmbio educacional e cultural e pressiona as instituições internacionais a torpedear qualquer entrega de financiamento ou empréstimo.

De acordo com a norma, essas limitações são válidas para um ano fiscal e esta é a terceira vez consecutiva que se junta a Cuba.

Outros países incluídos no memorando são China, República Popular Democrática da Coréia, Eritreia, Irã, Nicarágua, Rússia e Síria.

A medida permanecerá em vigor “até que os ditos governos cumpram os padrões mínimos da Lei de Proteção às Vítimas do Tráfico ou façam esforços significativos” nessa direção, de acordo com as demandas de Washington.

Em julho deste ano, Cuba foi incluída no Relatório sobre Tráfico de Pessoas de 2020, divulgado unilateralmente pelo Departamento de Estado, acusação imediatamente rejeitada em comunicado do Ministério de Relações Exteriores da maior das Antilhas.

“Ao imitar as calúnias imorais do governo Donald Trump, a atual política externa dos Estados Unidos põe em causa seu sincero compromisso de enfrentar o terrível flagelo do tráfico de pessoas, ao mesmo tempo que vulgariza o esforço internacional para combatê-lo”, expressou a diplomacia.

Por sua vez, denunciou que a Casa Branca pretende “desacreditar a cooperação internacional de Cuba no campo da saúde, pela qual nosso país recebeu o reconhecimento de dezenas de governos (…) e os elogios das Nações Unidas, a Saúde Mundial Organização e outras organizações internacionais “.

Em mais de uma ocasião, as máximas autoridades do país caribenho ratificaram que Cuba pratica uma política de Tolerância Zero diante de qualquer forma de tráfico de pessoas e tem uma atuação louvável na prevenção, enfrentamento e proteção das vítimas.

jha/dfm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES