“O comissão precisa dos documentos solicitados agora para ajudar a definir a direção da investigação”, pediu o painel.
O pedido de emissão veio horas depois de Trump ter entrado com uma petição de emergência no Tribunal, na qual pede ao Arquivo Nacional que bloqueie a entrega de seus registros, após várias derrotas em tribunais inferiores.
Nesta quinta-feira, o magnata apelou à Suprema Corte para anular a decisão do Tribunal de Apelações do Circuito de Washington, que rejeitou um processo no início deste mês para impedir a divulgação de informações que poderiam envolvê-lo diretamente no ataque.
O empresário argumentou que a decisão do tribunal criaria um péssimo precedente para futuras disputas relacionadas ao acesso aos registros confidenciais de ex-presidentes.
Ele também pediu uma ordem temporária bloqueando a publicação dos Arquivos enquanto a Suprema Corte estuda se o caso será aceito.
De acordo com a rede nacional CNN, os investigadores pediram que o Tribunal considerasse o pedido de Trump durante sua conferência marcada para 14 de janeiro.
No início deste ano, uma multidão de apoiadores do ex-presidente invadiu o complexo do Capitólio para reverter a vitória de Joe Biden, incitada pelas constantes e falsas alegações de Trump sobre uma “eleição roubada”.
O Congresso busca comprovar o elo e a premeditação do magnata sobre os acontecimentos de 6 de janeiro, nos quais cinco pessoas perderam a vida, incluindo um segurança do prédio.
gas / age / hb