Dezenas de residentes de Khueled no leste da província de Hasakeh se reuniram na entrada de sua cidade, onde impediram a passagem de uma caravana americana de quatro blindados, informou a televisão nacional.
Diante da resistência de civis e militares no posto de controle do local, os veículos de guerra tiveram que voltar e deixar a área, e encontrar outro caminho para chegar ao seu destino.
Ações semelhantes ocorrem quase diariamente em vários locais onde centenas de civis confrontaram caravanas de veículos blindados dos EUA com pedras.
A raiva popular aumenta notavelmente contra as práticas dessas forças, e durante o ano em curso foram relatados ataques explosivos contra comboios ou foguetes contra suas bases, enquanto os militares e residentes frequentemente interceptam as colunas militares e impedem sua passagem.
Apesar das repetidas reclamações da Síria nas Nações Unidas e em fóruns internacionais, Washington continua mantendo pelo menos 12 enclaves, na sua maioria nos campos de petróleo e gás, principalmente na região da Al-Jazeera (leste do Eufrates).
Esta presença ilegal de tropas americanas, segundo relatos, incentiva atividades terroristas e separatistas e priva as pessoas de sua riqueza natural, já que os militares dos Estados Unidos e seus grupos extremistas aliados continuam a saquear trigo e petróleo.
acl / fm / hb