Os resultados apresentados pela instituição governamental nas eleições de 28 de novembro correspondem aos níveis parlamentar e empresarial municipal, oito dias após a ratificação de Xiomara Castro como presidente eleita do país.
Segundo os vereadores da CNE, o Partido Livre obtém 50 lugares no hemiciclo; o Nacional, 44; o liberal, 22; El Salvador de Honduras (PSH), uma das forças aliadas da oposição, 10 e as duas cadeiras restantes correspondem a Anticorrupção e Democracia Cristã.
No que se refere às prefeituras, o Partido Nacional, no poder, obteve a maioria dos representantes para esse cargo com 142, o Liberal com 91 e o Libre com 49; Da mesma forma, seis resultam de coalizões entre candidatos e três correspondem à Democracia Cristã.
Outros grupos políticos como Todos Somos Honduras, PSH, Alianza Patriótica Hondurenha, Liberación Democrática de Honduras e candidatos independentes venceram o restante das 298 corporações municipais da nação centro-americana.
Segundo a CNE, os candidatos insatisfeitos com a resolução final podem interpor recurso para o Tribunal de Justiça Eleitoral (TJCE), embora este tenha reconhecido a consciência, responsabilidade e raciocínio assumidos pelos profissionais daquele órgão eleitoral na apuração dos votos.
rgh/dgh/bj