Funcionários do ministério apontaram que o quarto surto da doença no final de abril e as medidas de confinamento subsequentes afetaram seriamente a produção, o comércio varejista e os serviços em geral, especialmente aqueles associados ao turismo.
Eles explicaram que de setembro a dezembro a economia nacional cresceu 5,22%, 4,61% a mais que no mesmo período de 2020, mas bem abaixo de seus pares entre 2011 e 2019.
Entre os setores que mais contribuíram para o Produto Interno Bruto, citaram os setores agroflorestal e aquícola, indústria e construção e serviços, mas com crescimento modesto em cada caso.
Em 2020, quando a pressão da pandemia não era tão grande, a economia vietnamita cresceu pouco menos de 3%. Na sua última sessão, a Assembleia Nacional afirmou que este índice deveria ser de 6,0 a 6,5 por cento.
O Parlamento considera que o objetivo é alcançável graças à adoção de uma estratégia de adaptação segura e flexível da vida económica e social face à Covid-19, à renovação permanente do modelo de desenvolvimento do país e à comprovada capacidade de resiliência da economia.
Além disso, a política de apoio ao setor empresarial e o andamento de uma campanha acelerada de vacinação enfocou o alcance da imunidade coletiva contra a doença.
mem / asg / fav