A agência oficial de notícias Anadolu e os jornais nacionais mais importantes, incluindo Hurriyet, Sabah e Milliyet, publicaram uma mensagem do Presidente da Grande Assembleia Nacional da Turquia, Mustafa Sentop, dirigida ao seu homólogo cubano Esteban Lazo.
Em sua carta, o líder legislativo turco expressa seu apoio a Cuba e garante que as relações parlamentares entre os dois países, baseadas na amizade e na cooperação, serão fortalecidas em um futuro próximo com contatos entre deputados e visitas de delegações.
As publicações incluem também uma cronologia do jornal Sol com os acontecimentos mais relevantes da luta do povo cubano pela defesa de sua Revolução, além de um artigo do jornal Birgun no qual são denunciados os ataques dos Estados Unidos contra a ilha.
Birgun destaca que, apesar do bloqueio econômico, comercial e financeiro do governo dos Estados Unidos, e de muitas outras ações nestes 63 anos, a Revolução Cubana continua.
A mídia também reproduziu declarações do presidente cubano Miguel Díaz-Canel, como a publicada no Twitter após visita a centros de pesquisa que deram contribuições na luta contra a Covid-19, onde afirmou que em 2022 a ciência cubana irá para mais.
O Ministério das Relações Exteriores do país eurasiático e o Movimento Turco de Solidariedade com Cuba “José Martí” também felicitaram o país caribenho pelo Dia Nacional e pelo 63º Aniversário de sua Revolução.
acl/ort/glmv