A Dra. María del Carmen Velasco, delegada da Citma nesta província do centro de Cuba, destacou que no ano passado se materializaram 28 inovações com significado produtivo e social que já estão sendo aplicadas com notável sucesso.
São, entre outros, a aplicação de análise de processos em instalações da Indústria de Rum cubana; Ferramentas computacionais para análise de sistemas elétricos de potência e CBQ-VTC Químico Auditivo para produção de concreto usinado em obras.
Da mesma forma, foram alcançadas novas cultivares de batata-doce, implantação do serviço integral de controle de plantas daninhas para cana-de-açúcar e o modelo preditivo de gravidade para estratificação de risco em pacientes com Covid-19.
Disse também que Villa Clara, como província que inova para o desenvolvimento, contribui para todas as esferas da sociedade e sua pesquisa se estende com impactos relevantes em outros territórios do país.
María del Carmen salientou que os homens e mulheres do setor cresceram no enfrentamento à Covid-19 e em outras prioridades como o Programa de Soberania Alimentar, a educação nutricional e a produção de bens e serviços.
Ele indicou que o principal desafio para 2022 é garantir que a pesquisa científica esteja presente em todos os setores.
Assim, são estabelecidos objetivos que correspondem a 6 eixos estratégicos, entre eles, governo efetivo, transformação produtiva, infraestrutura, potencial humano, ciência, tecnologia e inovação, recursos naturais e proteção ambiental.
rgh / jfd / glmv