Peiris destacou o exposto durante a reunião com o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, que fez uma breve visita oficial a Colombo para as comemorações do 65º aniversário das relações diplomáticas, informou o Daily News.
O ministro das Relações Exteriores do Sri Lanka declarou que sempre que seu país enfrenta dificuldades, o apoio da China é total.
Nesse contexto, expressou a sua gratidão ao visitante pelo apoio da China na campanha nacional de vacinação de combate à pandemia de Covid-19, incluindo a doação de três milhões de doses de vacinas.
Além disso, a assistência financeira oportuna da China durante a atual situação econômica no Sri Lanka, que fortaleceu ainda mais a amizade e a confiança mútua entre os dois países.
Durante as conversações foram discutidos outros assuntos de interesse bilateral, como o apoio ao programa de vacinação em curso, a atração de investimento chinês para a cidade portuária de Colombo e a zona industrial de Hambantota, e o aumento do turismo chinês para o Sri Lanka.
Além disso, a melhoria das exportações do Sri Lanka para a China e a promoção da cooperação cultural, especialmente na promoção dos laços budistas entre as duas nações.
O Conselheiro de Estado e Ministro das Relações Exteriores da China afirmou que seu país considera o Sri Lanka um amigo de longa data.
Ele também agradeceu a emissão de uma moeda comemorativa no ano passado para marcar o centenário do Partido Comunista da China e destacou o forte e constante apoio de ambos os países em vários fóruns internacionais ao longo dos anos.
Após as conversações, as duas delegações assinaram vários acordos de cooperação econômica e técnica; um projeto habitacional subsidiado em Colombo e um projeto colaborativo para veículos móveis de detecção de doenças renais.
jha / abm / hb