Como todos os anos, o evento promovido pelo Instituto Cubano de Música, o Centro Nacional de Música Popular e o Ministério da Cultura encherá Havana dos ares do jazz graças à lista de artistas cubanos e estrangeiros que formam uma programação variada.
Ao mesmo tempo, o habitual Colóquio Internacional de Jazz Leonardo Acosta in memoriam abrirá as sessões teóricas para prestar uma merecida homenagem a grupos, músicos, especialistas e instituições fundamentais da cultura cubana.
Nesta ocasião, o concurso é dedicado à Orquestra Cubana de Música Moderna no 55º aniversário de sua fundação; ao centenário de nascimento do grande compositor César Portillo de la Luz e aos 95 anos da primeira pianista cubana, a excepcional Numidia Vaillant.
Embora no ano passado o evento musical não tenha admitido recitais presenciais devido ao impacto da Covid-19 no país, aconteceu online através da rede Streaming Cuba e outras plataformas digitais.
O Festival Internacional de Jazz Plaza é um dos eventos musicais mais relevantes de Cuba e desde sua criação em 1980, vários dos expoentes mais proeminentes do gênero apareceram em cena em todo o mundo, desde o trompetista americano Dizzy Gillespie até o compositor francês Legrand.
jha/chm/cm