De acordo com a entidade, o sorteio será realizado no Centro de Convenções Ágora, nesta capital, onde participarão representantes dos partidos e movimentos políticos que disputarão as eleições de 13 de março.
Conforme estabelecido, será conhecido o lugar que os partidos terão na circunscrição nacional no Senado e Indígena, e na circunscrição da Câmara de Indígenas, Afrodescendentes, Internacionais, Bogotá e Cundinamarca.
Para as demais circunscrições da Câmara, o sorteio será realizado na sede departamental de registro.
Em 13 de janeiro acontecerá o processo para as 16 circunscrições de paz, dia que também encerra o prazo de registro dos colombianos para votar nas eleições parlamentares.
As eleições legislativas na Colômbia acontecerão em 13 de março para escolher 100 senadores, 166 representantes da Câmara e 16 representantes das Circunscrições Especiais Transitórias de Paz.
Enquanto isso, em 29 de maio, serão eleitos o presidente e o vice-presidente do país para o período 2022-2026.
A fórmula vencedora deve obter metade mais um do total de votos válidos, caso contrário, um segundo turno será realizado em 19 de junho de 2022 entre os dois candidatos mais votados e quem obtiver a vitória governará por um período único de quatro anos.
Todas as pesquisas e estudos de opinião indicam que Gustavo Petro, líder do Pacto Histórico, coalizão pluralista e de esquerda, marcha como favorito, apesar da campanha para desvalorizar esses candidatos presidenciais pela direita.
msm/otf/cm