O diplomata cubano relembrou na videoconferência dirigida a jovens indianos de diversas áreas a visita do comandante Ernesto Che Guevara a Nova Delhi em 1959 e o encontro em Nova York em 1960 do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, e do então primeiro-ministro indiano Ministro, Jawaharlal Nehru, que lançou as bases para a amizade e cooperação bilateral.
Himadrish Suwan, Presidente da CYL e Diretor da IIGL, salientou que enquanto a pandemia de Covid-19 espalha o sofrimento humano, contagia a economia mundial e perturba a vida das pessoas, o mundo precisa mais do que nunca de solidariedade, esperança e vontade para ultrapassar esta crise.
Nesse sentido, Suwan encorajou o público jovem indiano, incluindo acadêmicos, empresários, pesquisadores, estudantes e mídia, a fortalecer o desenvolvimento da relação multifacetada entre Índia e Cuba.
Durante a sessão interativa, o representante cubano respondeu a perguntas sobre o progresso socioeconômico, cultural e esportivo do país caribenho desde o triunfo da Revolução em 1959, apesar do bloqueio econômico genocida imposto pelo governo dos Estados Unidos.
Simancas destacou a campanha de alfabetização realizada em Cuba em 1961, especialmente com o apoio da juventude da ilha, como um passo preliminar para o posterior desenvolvimento cultural e científico do país.
Referiu-se ainda às semelhanças entre as duas nações, como o caso atual da produção de vacinas contra a pandemia de Covid-19 e o desenvolvimento bem-sucedido das respetivas campanhas nacionais de imunização contra o coronavírus, entre outros aspetos.
Ele também destacou as possibilidades de ampliar os laços econômicos, comerciais e culturais entre os dois países e povos.
jf/abm/ls