Durante um discurso público, o presidente pediu um aumento na campanha de imunização para crianças e adolescentes, em um cenário marcado por um aumento sustentado dos casos da doença viral, devido à circulação no país da variante Ômícron do coronavírus SARS-CoV-2.
Ele insistiu na importância de reforçar os protocolos de biossegurança, pois um aumento acelerado do número de pacientes foi relatado nos últimos dias, com vários picos de mais de duas mil infecções por dia, pela primeira vez desde o início da pandemia.
A este respeito, Maduro indicou que o número de casos ativos na Venezuela passou de cinco para 42 por 100.000 habitantes.
Apesar do crescimento sustentado da taxa de infecção, o presidente descartou por enquanto a aplicação de medidas de quarentena radicais ou parciais, reiterando que as autoridades manterão o regime de flexibilização estendida em vigor desde os últimos meses do ano passado para ativar o setor comercial do país.
Até hoje, a Venezuela registrou 469.566 casos de Covid-19, dos quais 16.990 permanecem ativos.
Da mesma forma, 447.171 pacientes superaram a doença viral, por uma taxa de recuperação de 96%, enquanto 5.405 pessoas morreram em consequência do coronavírus.
acl/wup/vmc