O Exército apoiou o trabalho de resgate durante toda a noite, mas antes disso mais de 3.500 pessoas foram resgatadas, segundo o porta-voz do governo, Giannis Oikonomou. Tivemos uma noite muito difícil, disse Oikonomou à televisão nacional, acrescentando que “ainda estamos em uma fase muito difícil, pois as previsões indicam que um evento climático semelhante ocorrerá em algum tempo”.
Imagens de televisão mostram soldados distribuindo comida durante a noite para motoristas e seus passageiros, alguns dos quais foram mantidos em seus carros por mais de 10 horas.
Entretanto, as autoridades declararam este dia feriado e encerraram escritórios públicos e empresas privadas, exceto supermercados, farmácias e postos de gasolina, na área metropolitana da capital e em algumas ilhas.
Partes desta capital sofreram quedas de energia, pois o operador da rede elétrica disse que as equipes estão trabalhando para restaurar o serviço.
Por seu lado, fontes do serviço meteorológico previram que a tempestade, batizada de Elpida, vai durar até quarta-feira.
mem/ehl/hb