Sob o tema “Guerras nas cidades: proteção de civis em entornos urbanos”, esta reunião é um dos principais eventos planejados pela Noruega como parte de sua presidência rotativa do Conselho este mês.
O primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, vai liderar esta sessão, que contará também com a participação do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, entre outros oradores.
Os Estados que não são membros do Conselho de Segurança também foram convidados a participar pessoalmente do debate aberto ou apresentar uma declaração por escrito para constar do registro oficial da reunião.
Além disso, os organizadores contemplam a publicação de uma declaração presidencial, proposta pela Noruega, sobre a proteção de civis no contexto da guerra urbana.
Este texto ainda estava em negociação e sua adoção não está prevista para esta terça-feira, apontam fontes diplomáticas.
A nota conceitual para esta sessão, preparada por Oslo, destaca que “os conflitos armados estão sendo cada vez mais travados nas áreas urbanas, com consequências humanitárias devastadoras e inaceitáveis”.
Ressalta também que, embora as consequências da guerra urbana não sejam únicas, elas tendem a ocorrer em escala significativamente maior do que as causadas por conflitos armados em ambientes rurais, devido à grande população nas cidades e à extensa dependência de infraestrutura crítica nesse contexto .
jha/ifb/hb