O Sistema Nacional de Emergência informou que em 23.657 análises realizadas, foram detectados 11.690 novos casos, o que equivale a 49 por cento de positividade, o máximo até agora este ano.
Até o momento, são 76.010 pacientes ativos e 122 deles em terapia intensiva, enquanto o Ministério da Saúde Pública (MSP) aumenta sua campanha para que a população vá aos postos de vacinação para receber as doses, até agora com apenas 50 por cento que completou o esquema de três.
Entretanto, a infectologista Susana Cabrera e outros especialistas manifestaram “desconfiança” nas alterações dos critérios do MSP relativamente à aplicação de testes de antígenos limitados a suspeitos sintomáticos.
Cabrera disse que estas modificações ao portefólio se baseiam “em outras variantes” da Covid-19 e sublinhou que é um erro “extrapolar o que sabemos de outras estirpes para “ômícron”,
Por outro lado, o presidente da Administração Nacional do Ensino Primário, Robert Silva, anunciou que o sistema educativo está a trabalhar há dias em conjunto com o MSP nos protocolos sanitários que permitem o início das aulas em escolas, liceus e centros tecnológicos a partir de 7 de março.
mem/hr / fav