A ajuda inclui máquinas de processamento de açúcar, trigo, óleo de cozinha e batata, disse o embaixador chinês no Afeganistão, Wang Yu, segundo a agência de notícias afegã Pajhwok.
O diplomata escreveu em sua conta no Twitter: “Hoje, um trem transportando cerca de 500 toneladas de trigo, açúcar, óleo de cozinha e máquinas de processamento de batata com a ajuda da China deixou Xinjiang.
No início do próximo mês, outro comboio com trigo, entre outros produtos, também começará a sua viagem, enquanto a China está totalmente empenhada em ajudar o povo afegão”, disse.
Desde a ascensão do movimento Taleban ao poder no Afeganistão, a nação da Ásia Central precisa de ajuda internacional urgente.
O grupo armado tomou Cabul em agosto de 2021, enquanto os Estados Unidos e a OTAN retiraram retumbantemente suas tropas após 20 anos de intervenção e mais de dois bilhões de dólares em gastos de guerra, com milhares de civis mortos.
Após a ocupação militar dos EUA, o Afeganistão ficou mais pobre do que há duas décadas e em uma grave crise humanitária, com cerca de 23 milhões de habitantes passando fome.
jf/abm/ls