O Ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, confirmou na véspera que a comissão multissetorial de prevenção e luta contra a doença já estabeleceu os primeiros contatos com as autoridades namibianas no caso dos territórios do sul.
Num futuro próximo, serão realizadas reuniões semelhantes com os governos da Zâmbia, República do Congo e República Democrática do Congo para retomar o fluxo de pessoas através das áreas da fronteira norte e leste, disse ele.
O regulamento, que entrou em vigor na terça-feira, será válido até o próximo 28 de fevereiro, em conformidade com a atualização regular do decreto presidencial sobre a situação de calamidade pública devido à Covid-19.
Entre as mudanças autorizadas está o aumento da força de trabalho fisicamente presente nos serviços públicos e no setor privado para 75 e 100 por cento, respectivamente. As competições esportivas federadas poderão ter espectadores, enquanto as discotecas e boates retomarão as operações após dois anos de fechamento.
O não cumprimento das normas de saúde e biossegurança levará a multas ou ao fechamento temporário do local em questão, disse De Almeida.
jha/mjm/bm