Segundo o site digital Cubacine, o ciclo será inaugurado com o filme Grand Hotel (1932), de Edmund Goulding, que contou com um “elenco excepcional com a presença da mítica Greta Garbo”, que se tornou símbolo da cinematografia de ao tempo.
O dia incluiu exibições anteriores de edições do Latin American ICAIC News e o filme Los 400 coups (1959), como o diretor François Truffaut estreou na sétima arte, legando também um símbolo do cinema francês como o primeiro trabalho da série dedicada ao seu personagem Antoine Doinel.
O longa-metragem que Marcel Carné oferece em homenagem ao teatro: Os Filhos do Paraíso (1945), também abrirá a cortina para refletir sobre o tema da liberdade do artista contra a opressão, tomando como contexto a turbulenta Paris de 1830 e vigilância estrita de dois censores alemães.
Os espectadores poderão curtir Cleópatra, “interpretada por Claudette Colbert em um filme que conta a história da conhecida rainha do Egito, que seria filmado novamente em 1963 por Joseph L. Mankiewicz com Elizabeth Taylor no papel principal”.
A virada cinematográfica terminou com o filme Love Without Barriers (original West Side Story), realizado em 1961 por Robert Wise e Jerome Robbins como adaptação de um musical da Broadway inspirado em Romeu e Julieta, que ganhou um Oscar com triunfos por Melhor Filme, Direção , Atores Coadjuvantes, Som, Edição, Fotografia, Direção de Arte e Figurino.
As duas sessões acima referidas estão agendadas para a manhã, 2 de fevereiro, até dia 6, no cinema da capital 23 e 12, sempre depois das 17h00.
mem/yrv/glmv