Em uma cerimônia realizada ao lado do Templo dos Reis Hung, os fundadores da nação, o presidente Nguyen Xuan Phuc informou que 210 milhões de árvores foram plantadas no país no ano que terminou, 115% do plano.
O presidente pediu aos trabalhadores do setor que aproveitem mais a ciência e tecnologia no reflorestamento e associem as florestas a serviços ambientais, ecoturismo e conservação da biodiversidade.
O Vietnã fechou 2021 com 42,01% de sua área coberta por floresta, a taxa mais alta do Sudeste Asiático. Trinta anos atrás, essa taxa era de apenas 27% e a aspiração é chegar a 45% em 2030.
O programa nacional de reflorestamento inclui a elaboração de um mapa digital de árvores para melhorar as tarefas dos conservacionistas e da indústria florestal.
Isso também ajudará a identificar áreas que precisam de restauração de ecossistemas e aquelas afetadas pela intrusão salina, desertificação e outras consequências da poluição ambiental e das mudanças climáticas.
Atualmente, o Vietnã é o quinto maior fornecedor mundial de madeira e seus derivados, o segundo da Ásia e o primeiro do Sudeste Asiático.
O setor florestal é um dos principais contribuintes de divisas e emprega um grande número de trabalhadores, o que contribui para reduzir a pobreza e promover o desenvolvimento socioeconômico das zonas rurais e montanhosas.
jha/asg/hb