De acordo com um comunicado da Unicef, as ações desta colaboração visam garantir a segurança humana em tempos de pandemia, apoiando o sistema de saúde, a campanha de vacinação e a educação para a saúde.
A iniciativa está atualmente em processo de aquisição de equipamentos e insumos no valor de mais de dois milhões de dólares, para contribuir com o fortalecimento das capacidades técnicas de instituições de saúde e dois centros de ciência pertencentes ao grupo empresarial BioCubaFarma, vinculados ao desenvolvimento de ações anti-Covid- 19 imunógenos.
O apoio beneficiará 253 policlínicas nas províncias de Pinar del Río, Havana, Matanzas, Camagüey, Granma, Santiago de Cuba, Guantánamo e o Município Especial Isla de la Juventud.
Também fortalecerá as capacidades institucionais de 14 hospitais de Havana ligados à assistência materno-infantil, bem como do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia e do Instituto Finlay de Vacinas.
Estima-se que beneficiará uma população total de 6,6 milhões de pessoas, incluindo mais de um milhão 271 mil crianças.
Os recursos em processo de aquisição consistem em equipamentos para reforço da cadeia de frio, insumos para vacinação, equipamentos de proteção individual e meios para garantir condições de higiene adequadas.
Acessórios para oxigenoterapia, equipamentos de ultrassom de alta performance para hospitais pediátricos e ginecológicos, ambulância equipada para suporte de vida, entre outros, também serão adquiridos.
O acordo será implementado com o apoio do Ministério de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Ministério da Saúde Pública, Direções Provinciais de Saúde, BioCubaFarma e Fundo de População das Nações Unidas.
Sobre a importante doação, a representante do UNICEF em Cuba, Alejandra Trossero, expressou que este esforço conjunto de colaboração entre o governo, o povo do Japão e sua entidade fortalecerá as ações realizadas por Cuba para enfrentar a pandemia e garantir “o bem-estar de meninos, meninas, adolescentes e suas famílias.
ode/cdg/glmv