Segundo a declaração, a chefe da diplomacia britânica se encontrará com seu homólogo russo, Sergei Lavrov, e exortará o Kremlin a “desistir” de suas intenções de atacar o país vizinho.
Antes da viagem da Truss, a embaixada russa em Moscou comentou ironicamente no Twitter que a ministra britânica das Relações Exteriores iria a Moscou de muito bom humor, e publicou alguns de seus mais recentes comentários ameaçadores contra o governo russo.
O Reino Unido, os EUA e outros membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) acusam a Rússia de querer invadir a Ucrânia, cujo governo solicitou a adesão à aliança militar liderada por Washington.
Moscou mantém mais de 100.000 soldados nas proximidades de sua fronteira com a Ucrânia, mas nega os planos de ataque, alegando que suas tropas se movimentam dentro de seu próprio território para fins puramente defensivos.
O presidente russo Vladimir Putin deixou claro na véspera que seu país se opõe categoricamente à expansão da OTAN na Europa Oriental, o que, segundo ele, representa uma ameaça à segurança da Rússia.
Não é a Rússia que está se movendo em direção às fronteiras do bloco, mas a OTAN que está se movendo em direção às fronteiras da Rússia, disse ele.
mem/nm/bm