A reunião, denominada Fórum de Ministros e Autoridades de Educação Superior, será realizada de forma híbrida (presencial e virtual) e será inaugurada com um discurso de José Ramón Saborido, chefe da educação universitária em Cuba.
Representantes da Rússia, China, Espanha, Venezuela, México, Gâmbia, Emirados Árabes Unidos e Espanha confirmaram sua presença.
Este segmento de alto nível do Congresso também contará com vários painéis, incluindo um dedicado às políticas de acesso e inclusão no ensino superior e aos desafios enfrentados pelas universidades em face da pandemia da Covid-19.
Para o terceiro dia da Universidade 2022, o comitê organizador anunciou uma conferência de Alejandro Gil Fernández, Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Economia e Planejamento de Cuba, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) e sua articulação com o Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social 2030 (PNDES) em Cuba.
Em outra parte do programa, Ena Elsa Velázquez, Ministra da Educação de Cuba, falará sobre a continuidade da educação geral cubana em tempos de pandemia.
Inteligência artificial, treinamento de professores, educação à distância e desenvolvimento e inovação locais estão na agenda para debate no terceiro dia do evento.
A Universidade 2022 começou na segunda-feira na modalidade híbrida (presencial e virtual) com a participação de representantes de mais de trinta países.
msm/jfs/bm