O representante permanente suplente do país caribenho na ONU, Yuri Gala, ofereceu detalhes desse apoio da Unicef no dia anterior, especialmente durante esse período de crise sanitária.
Nesse sentido, destacou a doação de uma usina de oxigênio, 1,3 milhões de seringas e insumos para fortalecer a cadeia de frio em apoio à campanha de vacinação.
O Unicef também doou 14.304 kits de teste PCR para detectar Covid-19, meios de armazenamento de água, dispensadores e gel antibacteriano, continuou.
Essa entidade da ONU apoiou a resposta sanitária em Cuba com cilindros de oxigênio pediátricos, módulos de higiene pessoal, máscaras e equipamentos de proteção para 12.200 profissionais de saúde, continuou Gala.
Tais ações, destacou, juntamente com a implementação do plano nacional de resposta à pandemia, contribuíram para fortalecer as capacidades das instituições de saúde cubanas e a implementação efetiva da campanha de imunização contra a Covid-19.
Cuba, o primeiro país do mundo a desenvolver uma campanha nacional de imunização infantil contra esta doença e com vacinas próprias, concluiu recentemente este esquema de vacinação sem mortes, sublinhou o embaixador.
Durante a campanha, mais de 1.600.000 crianças cubanas com idades entre 2 e 18 anos foram vacinadas, especificou.
Como lembrou Gala, o bem-estar das crianças e adolescentes é uma prioridade na maior das Antilhas, enquanto o respeito aos seus direitos é inerente ao projeto social cubano e é especificado por meio de políticas e programas em áreas como saúde, educação, segurança e cultura.
Para concluir, o embaixador reafirmou o compromisso de Cuba de continuar fortalecendo os laços de cooperação com o Unicef e de continuar trabalhando juntos pela saúde, educação, proteção e bem-estar das crianças.
rgh/ifb/cm