O documento assinado em Minsk entre o Departamento de Aviação de Belarus e o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) da Venezuela prevê que as companhias aéreas designadas terão o direito de operar voos entre os dois países, informou o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela em um comunicado de imprensa.
A assinatura do memorando de entendimento fez parte da agenda de trabalho desenvolvida no país europeu por uma delegação do país sul-americano, chefiada pelo vice-ministro de Transporte Aéreo e presidente da companhia aérea estatal Conviasa, Ramón Velásquez; e o chefe do INAC, Juan Texeira.
Como parte dos acordos da VIII Reunião da Comissão Binacional de Alto Nível entre Belarus e Venezuela, realizada em Caracas em dezembro de 2021, as mais altas autoridades aeronáuticas de ambos os países decidiram coordenar esta visita para avançar nas possibilidades técnicas de um futuro acordo. de serviços aéreos, a fonte especificada.
Durante as reuniões mencionadas, as autoridades discutiram todos os elementos técnicos, bem como as vantagens comerciais, econômicas e políticas de estabelecer a conexão aérea entre a Belarus e a Venezuela.
A rota aérea entre Caracas e Minsk foi identificada como de interesse estratégico devido às oportunidades de intercâmbio comercial que podem ser consolidadas por meio do transporte aéreo de cargas e mercadorias.
Outra vantagem dessa conexão gira em torno do potencial da Venezuela como ponte para outros países da região da América Latina e Caribe que não possuem voos diretos para o país europeu.
msm/wup / fav