A oficial respondeu por meio de seu canal do Telegram às declarações do Secretário Geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg, que disse que há um risco de um novo conflito militar na Europa, devido à situação na Ucrânia.
Destacou que o bloco militar euro-atlântico está planejando fortalecer sua presença na Europa Oriental em meio a tensões crescentes naquele país.
Segundo Zakharova, isto é o que realmente está acontecendo: “A OTAN continua a aumentar sua presença perto das fronteiras da Rússia e cria um pretexto para isto ao agravar a situação em torno da Ucrânia”.
Relatórios de políticos, diplomatas e mídia ocidentais sobre supostos planos russos de invasão da Ucrânia têm sido repetidos nos últimos dois meses, ações repetidamente denunciadas por Moscou.
O porta-voz presidencial Dmitry Peskov chamou esta estratégia de uma escalada de tensão vazia e infundada e enfatizou que a Rússia não representa nenhuma ameaça para ninguém.
Ele também advertiu contra a possibilidade de usar o suposto ataque russo como argumento para provocações para justificar tais palavras.
De acordo com o chefe do escritório de imprensa do Kremlin, as tentativas de resolver pela força a crise no sudeste da Ucrânia terão sérias consequências.
mgt/mml/vmc