A representação diplomática iraniana em Cabul observou em uma série de postagens no Twitter que lotes foram dados a pessoas necessitadas nas províncias de Herat, Balkh, Nangarhar, Kandahar, Cabul, Badakhshan, Kunduz e Panjshir, informou a agência de notícias Khaama Press.
O Irã enviou aviões carregados de remédios, cobertores, alimentos e roupas quentes para o Afeganistão, informou a agência de notícias afegã Pajhwok.
A assistência humanitária do Irã ocorre um dia depois que a Austrália anunciou que seu povo arrecadou US$ 1 milhão para a Cruz Vermelha para ajudar o povo do Afeganistão.
Enquanto isso, acrescentou a fonte, uma delegação do governo do Taleban afegão deixará Cabul para Londres para discutir questões humanitárias junto com outras questões relevantes.
De acordo com as Nações Unidas, metade da população afegã sofre de fome aguda e mais de nove milhões de pessoas estão deslocadas, enquanto milhões de crianças permanecem fora da escola.
O Afeganistão precisa de apoio solidário urgente desde a tomada do poder pelo Talibã em agosto passado, enquanto os Estados Unidos e a Otan retiraram retumbantemente suas tropas após 20 anos de intervenção, com um saldo de milhares de civis mortos.
O Afeganistão está passando por uma grave crise humanitária que afeta vários milhões de pessoas, após a ocupação militar dos EUA que custou ao contribuinte norte-americano mais de dois bilhões de dólares, segundo a Brown University.
jf/abm/ls