A maior entidade importadora-exportadora em nível de atividade e número de funcionários do Grupo das Indústrias Biotecnológicas e Farmacêuticas (BioCubaFarma), também está trabalhando para alcançar o status de operador econômico autorizado e estabelecer sua agência aduaneira.
De acordo com um balanço das atividades realizadas ao longo de 2021, falta ainda aperfeiçoar a gestão das importações, cujos números foram 81% do que estava previsto no final do ano passado. Apesar das restrições financeiras, as limitações impostas pelo bloqueio norte-americano à ilha e vários problemas no transporte internacional de cargas terem sido prejudicadas, esta área ainda tem espaço para melhorias em questões relacionadas com o acompanhamento da execução dos contratos.
Da mesma forma, disse a diretora da Farmacuba, a MSc. AdisNuviaNeyra, requer avançar na informatização do processo e na formação de especialistas em comércio exterior.
As exportações de serviços e produtos superaram as previsões e, no caso deste último, fecharam com 324% do programado graças às vendas para mercados terceiros, que incluem vacinas anti-Covid-19 fabricadas nacionalmente vendidas para a Nicarágua.
Nesse sentido, porém, ainda têm como objetivo melhorar sua penetração no mercado fronteiriço.
Apesar dos números animadores, na opinião de Neyra, nesse período o grande marco da empresa é poder contar com uma equipe capaz de desenvolver uma resistência criativa contra a política punitiva de Washington, e diante das perdas de fabricantes e fornecedores habituais de insumos para a indústria farmacêutica. Segundo ela, um dos maiores desafios da entidade é obter as matérias-primas essenciais para a elaboração da lista básica de medicamentos de Cuba, embora as condições continuem desfavoráveis.
Na prossecução deste esforço, trabalham para estabelecer alianças com outras entidades e transformar os métodos até agora aplicados na procura da satisfação do cliente.
Por sua vez, o presidente da BioCubaFarma, Eduardo Martínez, reconheceu o papel decisivo desempenhado pelo centro na aquisição de insumos necessários para a preparação de vacinas contra o SARS-CoV-2 e para os medicamentos aplicados a pacientes com o vírus.
Da mesma forma, exortou seu grupo a continuar trabalhando para identificar novos destinos que necessitem de volumes significativos de bens e serviços cubanos, ao mesmo tempo em que exortou a geração de alternativas em busca do crescimento e desenvolvimento contínuo da empresa.
mem/ifs/cm