A Sala Argentina do icônico Centro Cultural Kirchner (CCK) receberá esta homenagem a De la Torre, que com sua arte também deixou sua marca na música desta terra do sul, o país que o recebeu em 1993 e onde ele morreu em 2021, vítima de Covid-19.
Rafaelito, como foi carinhosamente chamado por aqueles que lhe eram próximos, será homenageado por vários dos músicos com quem compartilhou sua carreira, entre eles a trovadora Paula Ferré, que estava feliz e animada em participar com outros colegas neste recital em homenagem a um de seus amigos.
Segundo o CCK, o concerto contará com a participação de músicos renomados, membros da família e discípulos do artista cubano, que executarão obras de seus diferentes períodos.
Durante a apresentação, também serão projetadas imagens com depoimentos de músicos de destaque da ilha, como Silvio Rodríguez e Omara Portuondo, a diva do Buena Vista Social Club, entre muitos outros.
O espetáculo será gratuito e os ingressos estarão disponíveis a partir de 22 de fevereiro no site da instituição cultural.
De la Torre era muito amado dentro da comunidade artística argentina e também por seus compatriotas cubanos que vivem neste país.
Membro da Unión de Escritores y Artistas de Cuba e da Asociación Argentina de Intérpretes, durante sua distinta carreira fez turnês por mais de 40 países com sua música, antes de se estabelecer na Argentina, e recebeu o Prêmio Nacional de Música de 1984.
jha/may/bm