Ao comparecer perante a Assembleia Nacional (Parlamento) no dia anterior, o ministro enfatizou que as autoridades estão trabalhando arduamente em planos que visam neutralizar as estruturas do crime organizado e garantir a paz e a tranquilidade dos cidadãos.
“Identificamos plenamente as quadrilhas criminosas do país e elaboramos um plano contra elas; continuaremos a trabalhar arduamente para fortalecer nossos órgãos de segurança cidadã e garantir o bem-estar do povo”, enfatizou Ceballos.
Neste sentido, o Ministro do Interior destacou as ações destinadas a aumentar a capacidade do sistema de investigação criminal e criminalística, assim como a expansão da Polícia Nacional Bolivariana, atualmente com uma força de 109.000 agentes.
Também destacou o aumento das apreensões de drogas durante 2022 em 43% em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto defendeu a consolidação do trabalho de prevenção em conjunto com as comunidades. Durante a sessão parlamentar realizada na quinta-feira, a Assembleia Nacional venezuelana aprovou por unanimidade um acordo para apoiar as forças de segurança do país na luta contra os grupos do crime organizado, em particular as recentes operações realizadas no setor de Tejerías, estado de Aragua.
O legislador reconheceu que o desdobramento acima mencionado tinha como objetivo combater e desmantelar grupos criminosos dedicados aos crimes de tráfico de drogas, extorsão, sequestro, assassinatos por contrato, roubo e homicídio na demarcação central.
oda/wup/bm