Segundo o presidente do ILM, Daniel Martín, o álbum de 12 músicas intitula-se Alicia e é a primeira coprodução da Empresa de Gravação e Edições Musicais (Egrem) com a entidade regional.
Como explicou, trata-se de uma coleção eclética de canções gravadas entre o final do século passado e o ano de 2019, e conta com atuações magistrais dos músicos Chucho Valdés, Beatriz Márquez e a colaboração de intelectuais como Miguel Barnet.
Também participam do fonograma os embaixadores culturais do ILM Frank Férnandez, Edesio Alejandro (Cuba) e Jorge Saade (Equador); além dos membros honorários Cristian Alejandro e Jerónimo Sada (México).
Martín intervém como produtor do álbum, autor e intérprete; enquanto isso, Hjandy Cantero assumiu a curadoria e Egrem ficou responsável pelo design de som e masterização, conseguindo acoplar com maestria gravações de quatro décadas de diferença.
Alicia competirá na Feira Internacional Cubadisco 2022 e seu lançamento oficial será ainda este ano em Havana.
“Temos duas estrelas do século que são cubanas: Alicia Alonso e Benny Moré, e estamos construindo cada vez mais pontes entre a ilha e o México para defender os mesmos objetivos (…) Visão latino-americana”, assegurou Martín.
Como parte do aniversário, o ILM modificou seu calendário de atividades devido à pandemia de Covid-19, mas os organizadores da programação alegaram ter “uma rede de intercâmbio cultural e acadêmico para a aprovação de todos os nossos povos”.
Continuaremos desenvolvendo nosso trabalho em toda a Ibero-América com a próxima publicação de novos acordos, produções audiovisuais, musicais e editoriais, onde Cuba terá sempre um lugar de primeira linha, afirmou.
gás/yrv/glmv