Os atuais campeões da principal competição de clubes da Europa chegam a esta instância depois de terem se classificado no segundo lugar do grupo H com 13 pontos, fruto de quatro vitórias, um empate e uma derrota, atrás da Juventus que acumulou 15.
Por sua vez, o Lille dominou o grupo G para chegar a esta fase com 11 pontos, um a mais que o Salzburg, que avançou em segundo lugar e em seu duelo nesta fase contra o Bayern de Munique empatou com um gol.
Enquanto isso, a equipe francesa vai depositar suas esperanças no trabalho que Burak Yilmaz e Jhonatan David podem fazer na linha de ataque, o Chelsea com quase toda a equipe à disposição do treinador, terá seu habitual mosaico de variantes ofensivas.
O elenco comandado pelo técnico alemão Tomas Tuchel está em terceiro lugar na Liga Inglesa, com 50 pontos, 13 atrás do primeiro lugar ocupado pelo Manchester City com 63, enquanto o Lille segue em uma posição defasada na 11ª colocação da Ligue 1 com 35.
Essas equipes já se encontraram em uma instância semelhante em 2019, quando as da capital inglesa venceram as duas partidas com pontuações idênticas de dois gols a um.
No outro duelo do dia, a Juventus visita o espanhol Villarreal, num jogo extremamente interessante devido ao estado atual de ambas as equipes.
acl/arp/hb