O tradicional festival realizado nos arredores da comuna de Caldera e da região do Atacama, promove o turismo, a gastronomia e a cultura da nação chilena em sua oitava edição, que oferece vários ciclos temáticos dedicados ao impacto da culinária na produção artística.
Até 27 de fevereiro, o evento oferece acesso gratuito às residências dadas por chefs convidados do México, Palestina, Espanha, Japão, Haiti e do país anfitrião, bem como transmissões on-line de práticas culinárias tradicionais na França, Venezuela, Equador e Peru.
De acordo com seus organizadores, o evento apresenta uma feira ao ar livre com mais de 40 expositores apresentando suas iniciativas produtivas e altamente simbólicas e inclui degustações, culinária ao vivo e competições.
Criado em 2014, o evento tomou o nome fundador de “Cocinas del PaciÌüfico”, e posiciona a BahiÌüa inglesa no contexto da América Latina, compartilhando as ricas tradições da comida costarriquenha, e incorporando outras nações extra-oceânicas, carregadas de uma vitalidade culinária digna deste conceito.
jha/chm/bm