O Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) informou que o fortalecimento da paz e o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos à nação antilhana há mais de seis décadas serão temas de interesse.
Também serão abordadas a preparação da XXII Assembléia Mundial da CMP – prevista para o final de agosto deste ano – e a organização da reunião regional para as Américas e o Caribe, da qual Cuba é coordenadora.
O VII Seminário Internacional pela Paz e pela Abolição das Bases Militares Estrangeiras também ocupará o programa de atividades de Tsavdaridis na ilha.
Além disso, o visitante conhecerá o Centro Fidel Castro Ruz – inaugurado em 25 de novembro, cinco anos após a partida física do líder histórico – e o museu interativo Memorial da Denúncia.
Outros pontos do seu roteiro incluirão também o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia e uma das mais de 60 comunidades que estão em processo de transformação na capital.
Em Havana, o secretário-executivo do CMP também manterá conversas com autoridades políticas e governamentais, representantes da sociedade civil e diretores do ICAP, organização que desde outubro do ano passado substituiu o Movimento Cubano pela Paz e Soberania dos Povos.
Tsavdaridis é membro do Partido Comunista da Grécia (KKE) e visitou Cuba em mais de 50 ocasiões, a convite de várias organizações. Nesta ocasião, estará em Havana até 1º de março, atendendo a um convite do ICAP.
rgh/lrg/cm